Projetos

CLDS 3G "Rosa dos Ventos"

rosa dos ventos

 

O projeto “Rosa-dos-ventos” surge no âmbito da terceira geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social, os CLDS 3G. Este Programa do I.S.S.,I.P tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a desenvolver em parceria, por forma a combater a pobreza e a exclusão social, com especial relevo de intervenção em zonas afetadas pela problemática do desemprego. O referido Programa encontra-se regulamentado pela Portaria nº 179-B/2015, de 17 de Junho.


A Entidade Coordenadora Local da Parceria deste projeto é a APEPI – Associação de Pais e Educadores para a Infância e a intervenção é de âmbito concelhio, tendo-se dado início à sua execução no passado dia 13-10-2015, estando previsto três anos de duração para o mesmo.


Para o referido projeto definiram-se como objetivos gerais os seguintes: contribuir para a promoção da empregabilidade no Concelho, o reforço da rede de entidades empregadoras e a potenciação da economia local; contribuir para a prevenção e o combate ao isolamento e exclusão social de famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social e contribuir para a auto-organização e participação social dos habitantes e para a capacitação das instituições/associações da comunidade.


Este projeto tem a sua sede na Rua David Mourão Ferreira, nº 1 (Bairro Agorreta) e os contactos disponíveis são cldspombal@gmail.com, e os telemóveis: 962 696 342 / 967 138 312 / 236 214 420. O horário de funcionamento do Projeto é: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, funcionando provisoriamente na sede da APEPI, Largo do Arnado.


O Projeto foi designado como “Rosa-dos-Ventos”, cujo significado e simbolismo está associado à importância de seguir um rumo certo, de tomar decisões ponderadas e de fazer boas escolhas…objetivo a alcançar pelos (as) beneficiários (as) deste projeto.
Contando com uma equipa multidisciplinar, os destinatários da intervenção do projeto são: desempregados/ as; jovens à procura de 1º emprego; entidades empregadoras; alunos do ensino secundário; jovens que abandonaram o sistema de ensino; empreendedores; beneficiários/ as de RSI; famílias, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social; pessoas idosos e comunidade em geral.


O Projeto prevê três eixos de intervenção no seu plano de ação: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil; Capacitação da comunidade e das instituições. Em Pombal, o projeto dinamizou já um conjunto de atividades, especialmente com crianças e idosos, estando já agendadas também sessões dirigidas a desempregados (as), apoio a entidades empregadoras e a dinamização de programas de competências pessoais, parentais e sociais.


Na realização das atividades contou e contará com o apoio dos parceiros do projeto, considerando que o trabalho de parceria é uma mais-valia para a concretização das ações de forma a garantir que o projeto tenha sucesso.


Sigam-nos através da nossa página: https://www.facebook.com/clds.pombal e/ou contactem-nos através cldspombal@gmail.com e/ou 236 213 268/ 964 141 115/ 967 433 174.


 

rodape

 

 

© 2015 Apepi | Todos direitos reservados