Serviços

Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência

 

  • O Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência de Pombal é um serviço implementado desde 2004 pela APEPI (entidade promotora), em parceria com outras Instituições/ Serviços da Comunidade. Em Novembro de 2019, o Gabinete passou a estar integrado num projeto (POISE-03-4437-FSE-000237) da Tipologia 3.17/Ação 3.17.1 (Estruturas de Atendimento, Acompanhamento e Apoio Especializado a Vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género), financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), sendo a CIG (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) o Organismo Intermédio, passando o Gabinete a ser designado “Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência - Quebrar o Silêncio“ (GAVV).

     

  • Este serviço, tem como objetivo principal apoiar e proteger as vítimas de violência. A APEPI pretende aprofundar a intervenção já desenvolvida na área do apoio às vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género através de uma estrutura de atendimento de acordo com o modelo preconizado na legislação em vigor (DR 2/2018, 24/1), assegurando de forma integrada, com caráter de continuidade, ações de atendimento, apoio e o encaminhamento personalizado de vítimas de violência com vista à sua proteção, promovendo também atividades de formação/informação e sensibilização. Estes três grandes eixos: atendimento/acompanhamento/apoio especializado, ações de informação/sensibilização/prevenção, e preparação/edição de materiais de apoio, estão previstos alcançar 2880 destinatários/as e realizar atendimentos (1080), estimando-se que pelo menos 60% originem respostas ao nível da promoção da segurança, capacitação e autonomia das vítimas.

     

  • É de realçar que este projeto “Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência - Quebrar o Silêncio foi aprovado em 28/11/2019, iniciando a sua atividade em 30/12/2019, com términus em 30/11/2022. Esta operação, desenvolvida na região centro, tem um custo total de 71.955, 39 euros, sendo cofinanciada pelo Fundo Social Europeu (61.162,08 euros) e o restante (10.793,31 euros) pelo estado português.

       

  • Informamos ainda que este serviço continua a funcionar no Município de Pombal, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, sendo assegurado por uma equipa técnica constituída por 4 elementos: Coordenadora (Sandrina Mota), Assistente Social (Raquel Gonçalves), Psicóloga Clínica (Daniella Gonçalves) e uma Jurista em regime de voluntariado (Vera Fernandes).

© Apepi | Todos direitos reservados