Projetos

Projeto BASTA e JÁ!

 

A APEPI é a entidade promotora do Projeto BASTA e JÁ! que se integra no Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (POISE), cujo organismo intermédio é a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
O Projeto BASTA e JÁ! teve início a 1 de outubro de 2019 e termina a 30 de junho de 2021, tendo como objetivo principal promover a inclusão social e o combate à pobreza.
É um projeto de intervenção em rede no âmbito da Igualdade de Género e do Combate à Violência de Género (com destaque para a violência doméstica, violência no namoro e violência contra idosos) a desenvolver em Pombal, com especial atenção aos públicos mais jovens. Este projeto procura, essencialmente através de sessões de sensibilização, promover boas práticas em termos de cidadania e igualdade.

 

Ações de informação/sensibilização sobre:
· Igualdade/Violência de Género
· Violência no Namoro
· Violência Doméstica
· Violência Contra Idosos/as
· Combate ao Tráfico de Seres Humanos
· Promoção dos Direitos Humanos 
· Cidadania

 

 

rodape

 

rodape

 

 

 

CLDS 4G Rosa dos Ventos

rosa dos ventos

 

O CLDS 4G, Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração, projeto Rosa dos Ventos, tem como entidade Coordenadora a APEPI (Associação de Pais e Educadores para a Infância), sendo regulamentado pela portaria nº 229/2018 de 14 de agosto.


O referido projeto teve início no dia 1 de Junho de 2020 e termina em 31 de maio de 2023, com sede na Rua Filarmónica Artística Pombalense, nº41 (Bairro da Agorreta), 3100-428 Pombal.

 

Este projeto vem dar continuidade ao trabalho efetuado pelo CLDS+ e CLDS 3G. Trata-se de uma intervenção social integrada de proximidade, implementada em estreita parceria com os serviços/instituições e recursos da comunidade com vista a apoiar a população afetada por calamidades e/ou capacitar e desenvolver o concelho de Pombal, tendo como objetivo promover a integração social e combater a pobreza e qualquer discriminação.

 

Relativamente ao plano de ação, está previsto a realização de 16 atividades enquadradas no Eixo IV: Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados pelas calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitário.

 

Entre as mesmas, interessa mencionar a sensibilização da população para a mudança de comportamentos e saber agir em situação de calamidade. Promover atividades de naturezas diversas, culturais, desportivas e pedagógicas, desenvolver estratégias que permitam apoiar famílias vulneráveis, criar um espaço de atendimento para a população em situação de crise, potenciar a prática do voluntariado e combater o isolamento e exclusão social da população idosa, formar e realçar o trabalho dos cuidadores informais.

 

Num contexto de crise socioeconómica em que o desemprego é um problema social complexo, considera-se que este projeto terá a vantagem de permitir criar soluções inovadoras, para os desempregados facilitando o ingresso no mercado de trabalho, ajudar na procura ativa de emprego, formação, criação do próprio emprego assim como apoiar as empresas na integração dos mesmos.

 

Estas atividades serão realizadas por uma equipa multidisciplinar, composta por 1 coordenadora (Psicóloga), 4 técnicos superiores (Serviço Social e Psicologia) e 1 assistente administrativo.

 

Sigam-nos através da nossa página: https://www.facebook.com/clds.pombal , email: cldspombal@gmail.com, e/ou 236 024 378 / 236 024 195 / 910 731 260(1).


 

rodape

 

 

© Apepi | Todos direitos reservados